O Fundo para a Inovação Social é um instrumento de política pública que visa dinamizar o investimento de impacto em Portugal, atuando em áreas com forte potencial de inovação, na reposta a necessidades societais não satisfeitas, alinhando-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
Assegurado por verbas do Fundo Social Europeu e nacionais e a operar nas vertentes de Crédito e Capital, o FIS é um dos quatro instrumentos no âmbito da iniciativa Portugal Inovação Social e destina-se a apoiar iniciativas de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES) que apresentem soluções inovadoras, impactantes e sustentáveis.
As candidaturas para o FIS CAPITAL já se encontram ABERTAS, prevendo-se para breve (julho 2020) a abertura das candidaturas ao FIS CRÉDITO.
ÁREAS DE ATUAÇÃO
O FIS apoia iniciativas em várias áreas de atuação, tais como:
O QUE É INOVAÇÃO SOCIAL
Inovação social pode ser definida como o desenvolvimento e implementação de novas ideias (produtos, serviços e modelos) que, de uma forma mais eficiente, atendam simultaneamente às necessidades societais e criem novas relações ou colaborações sociais. Destina-se a melhorar o bem-estar humano.
Inovações sociais são inovações que são sociais nos seus fins e nos seus meios. São inovações que não são apenas boas para a sociedade, mas também aumentam a capacidade de ação dos indivíduos.
A inovação social descreve todo o processo pelo qual as novas respostas às necessidades societais são desenvolvidas para proporcionar melhores resultados sociais. Este processo é composto por quatro elementos principais:
Identificação de necessidades societais novas / não atendidas / inadequadamente atendidas;
Desenvolvimento de novas soluções em resposta a essas necessidades societais;
Avaliação da eficácia das novas soluções na resolução das necessidades societais;
Disseminação das soluções que consubstanciam inovações sociais efetivas
Mais informações em: https://www.fis.gov.pt/o-que-e-o-fis/